GTM-MHKB9FNVmais

Perdi o prazo das vacinas, o que devo fazer?

29 de março de 2021


O ideal é que a dose da vacina seja aplicada na idade certa, respeitando-se o intervalo entre as doses, mas caso a vacinação seja adiada, por algum motivo, deve-se tomar o mais rápido possível para garantir a proteção adequada.

Quando já houve a aplicação da primeira dose e houve atraso da dose subsequente, no caso de esquema vacinal de mais de uma dose, não se cogita falar em reinício de esquema vacinal, mas sim de se dar continuidade ao esquema das doses faltantes.

A explicação para isso se deve a memória imunológica das células, se o organismo entrar em contato com qualquer agente infeccioso, seja vírus ou bactérias, ele desenvolverá linfócitos especiais, chamados de células da memória, capazes de reconhecer esse agente infeccioso, essas células permanecem em nosso organismo pelo resto de nossas vidas, mesmo sem termos nenhum tipo de contato com esse agente infeccioso.

Se tivermos contato com um agente infeccioso e se este for reconhecido pelas células de memória, os linfócitos deverão se reproduzir com o objetivo de debelar os agentes infecciosos.

Com as vacinas acontece da mesma forma, quando recebemos uma dose de vacina o organismo produz  defesa contra aquele microrganismo injetado, seja ele bactérias ou vírus atenuados(incapaz de produzir a doença)  ou inativados. Sempre que tomamos doses subsequentes ou reforço vacinal o sistema imunológico responde e produz mais anticorpos.


Compartilhe: