7 atitudes para você conquistar mais saúde e qualidade de vida

7 de abril de 2022


A adoção de cuidados e hábitos saudáveis pode promover benefícios para seu corpo e mente

Talvez você já tenha escutado o ditado popular “quem tem saúde tem tudo”. Você pode até já ter reproduzido algumas vezes, mas será que parou para refletir sobre a importância de viver com saúde e qualidade de vida?

O dia a dia corrido muitas vezes interfere nos cuidados e aparece como empecilho para os cuidados com a saúde. É assim com você?

Para te fazer pensar e repensar alguns hábitos, listamos sete atitudes importantes e fundamentais para a conquista da qualidade de vida. Mesmo que sua rotina seja intensa, com muitos desafios, vale conferir cada item e pensar nas maneiras de encaixar na sua rotina. Confere abaixo!

1. Mantenha o cartão de vacinas atualizado

Não é segredo para ninguém que vacinar é proteger a vida, né? No caso, a vacina permite que você proteja a vida de outras pessoas também, pois é uma atitude de responsabilidade social. Se você espera estar sempre esbanjando saúde e evitar doenças, vacinar é sempre fundamental. Os avanços científicos permitem que você tenha maneiras de prevenção de doenças comprovadas e seguras. 

A imunização contribui para a manutenção da sua saúde e consequentemente da sua qualidade de vida. Partiu atualizar a caderneta de vacinação!

2. Adote uma alimentação balanceada

Sabe aquela expressão “somos o que comemos”? Pense em você como uma casa em construção com materiais de qualidade baixa e sem o devido cuidado dos profissionais envolvidos na obra. Com o passar do tempo as paredes começam a ter infiltração, o reboco começa a soltar e muitos outros problemas vão surgindo devido à falta de cuidado e materiais de qualidade.

Aplicando para seu corpo não é muito diferente. Uma alimentação equilibrada é parte importante na manutenção da sua saúde e qualidade de vida. E não precisa começar jogando tudo o que tem na geladeira, nem se proibindo de nada. Reflita sobre a sua alimentação no dia a dia e procure substituir o alimento processado por uma fruta, consuma vegetais, cereais e oleaginosas. E não esqueça de beber água, pelo menos 2L por dia.

3. Sim! Você precisa praticar uma atividade física

Você pode até dizer que não tem tempo para isso. Mas será que não existe a mínima possibilidade de você dedicar, pelo menos, 30 minutos diários para uma atividade física? Tudo bem se você não consegue encaixar um horário na academia devido sua falta de tempo, mas que tal começar gradualmente? Troque o elevador pelas escadas, faça alongamentos em casa ou mesmo no trabalho, dance ou caminhe. Atividade física promove bem-estar para seu corpo e para sua mente. Os resultados vão aparecer e você só tem a ganhar.

4. Invista na qualidade do seu tempo com a família

Vânia Lemos, enfermeira técnica responsável pela VMais Vacinas explica que a qualidade pode fazer toda a diferença, quando a quantidade de tempo para ficar com a família é menor que você gostaria. “Se você tem apenas uma hora, por exemplo, procure fazer dela a mais importante e especial. Fique perto e converse com seus filhos, seu parceiro (a), brinque com seu pet, dedique atenção às pessoas que vivem com você”, declara.

O importante é lembrar que a qualidade vai fazer toda a diferença no presente e no futuro de quem você ama.

5. Durma bem para ficar bem

Como está a qualidade do seu sono? Dorme pouco e acorda cansado (a)? Já parou para pensar sobre o que tem atrapalhado seu sono? Reflita sobre alguns hábitos que podem ser nocivos para seu descanso. Quem sabe deixar o  celular fora do seu alcance na hora de deitar? Sim! Parece desafiador. Mas o que pode ser pior que acordar após poucas horas de sono e sentir a maior exaustão para realizar suas tarefas diárias?  

O celular pode não seu um, ou, o único problema, por isso, não deixe de consultar um médico ao perceber que precisa de ajuda. Dormir é parte fundamental para sua qualidade de vida.

6. Divirta-se!

Nesse tópico vale aquele passeio em família ou entre amigos. Fazer algo que te faz bem como ler um livro, assistir um filme, uma série ou ouvir sua playlist preferida. 

7. Faça check-ups

Prevenção faz toda a diferença! Não esqueça de fazer visitas periódicas ao médico para verificar como está a sua saúde. Mesmo observando e cumprindo todos os requisitos para ser saudável e ter mais qualidade de vida, algumas ocorrências não estão sob seu controle. Mas ainda bem que existe a ciência e a medicina para ajudar na cura e prevenção de doenças, não é mesmo? Por isso, fique ligado (a) e mantenha seu check-up sempre atualizado. Muitas doenças podem ser tradadas e curadas quando diagnosticadas logo no início. 

Conclusão

Você pode até pensar que são muitos passos para seguir, mas a sua saúde não tem preço. Com saúde você conquista e realiza. Quanto mais fizer por ela, mais viverás os benefícios. 

 


Compartilhe: