GTM-MHKB9FNVmais

Como funcionam as vacinas?

29 de março de 2021


O nosso organismo  tem muitas formas de se defender dos agentes que causam doenças como vírus e bactérias. Uma dessas defesas é produzida pelas vacinas que estimulam o sistema imune a produzir anticorpos (proteínas que agem para defesa do organismo), os quais atuam contra os agentes patogênicos causadores de infecções.

As vacinas atuam por meio do desenvolvimento da chamada “memória imunológica”. A introdução do agente patogênico (morto ou enfraquecido) ou seus derivados, no organismo, estimulam o sistema imune a produzir anticorpos. Futuramente, quando o indivíduo se

infectar com aquele agente, o organismo produzirá uma resposta imunológica de forma mais rápida para destruí-lo, mas algumas doenças  como a doença meningocócica, da difteria, do tétano e da coqueluche, tanto as infecções quanto as vacinas que as previnem não geram proteção para toda a vida, seja porque o estímulo do sistema imune não é suficiente, a ponto de produzir uma ótima memória imunológica, seja porque ter memória imunológica, nesses casos, não basta para manter a proteção a longo prazo. É por isso que, às vezes, precisamos tomar doses de reforço de algumas vacinas.


Compartilhe: